Logo Principal
  • Entre em contato 0800 601 3121
  • Horário de funcionamento 08:00 às 18:00
Casal feliz na cama

Quando o homem ejacula rápido o que pode ser?

Quando um homem ejacula rápido, pode ser que ele seja acometido por sinais de desconforto e vergonha, mesmo este sendo um problema muito comum, que pode acontecer em qualquer idade. 

A ejaculação rápida pode até ser uma coisa normal, especialmente quando os homens estão excitados demais e se deixam levar pelo calor do momento, o problema começa a partir do ponto onde o controle sobre isso é perdido. 

Neste tipo de cenário, apenas uma estimulação mínima se torna o suficiente para fazer com que a relação perca boa parte do prazer e tenha o fim precocemente, gerando ainda uma frustração tanto no homem quanto na sua parceira.

Ignorar esse transtorno, porém, não vai fazer com que ele desapareça, de forma que o ideal é investigar a origem da ejaculação precoce, seus sinais e, principalmente, seus sintomas. Afinal, geralmente, a solução é muito mais simples do que você imagina! 

Quer saber mais? A Clínica Mais Homem preparou este artigo para te explicar exatamente o que é a ejaculação precoce, quais os sintomas e sinais para ficar de olho e os tipos de tratamento para esse problema. 

Continue a leitura e veja como você pode melhorar a sua performance e promover o melhor da vida a dois com a sua parceira! 

 

O que é ejaculação precoce?

Quando um homem ejacula rápido demais pode ser um sinal de ejaculação precoce. De modo geral essa é uma condição em que o homem alcança o orgasmo e a ejaculação de forma involuntária e recorrente, com estimulação mínima, geralmente antes do momento desejado.

Em outras palavras, é como se o homem perdesse o controle sobre o tempo de ejaculação e as sensações que vem com ela, ocasionando na ejaculação rápida demais.


Apesar de não existir uma definição de tempo exata sobre a ejaculação precoce, ela é geralmente considerada quando ocorre regularmente em menos de dois minutos após o primeiro estímulo, ou da penetração vaginal.

No entanto, a duração do ato tende a variar de casal para casal e esse problema só é diagnosticado se o homem considerar que o tempo levado até a ejaculação está causando transtornos e desconforto no momento da relação. Especialmente se estiver afetando sua confiança e performance.

Por que é importante falar sobre a saúde masculina?

Primeiramente, é preciso destacar que a saúde na hora do prazer a dois tem um impacto significativo no bem-estar físico, emocional e social de um homem. 

Dessa forma, podemos afirmar que manter uma boa saúde pode trazer inúmeros benefícios que vão desde a melhora da qualidade de vida até o bem-estar psicológico.

E, sem falar do motivo mais importante que é o fato da saúde ter uma relação direta com a autoestima. Quer saber mais? Clique aqui!
 

A diferença entre orgasmo e ejaculação

Embora os dois termos sejam usados com frequência e de forma intercambiável, o orgasmo e a ejaculação se referem a processos distintos no contexto masculino. O orgasmo é uma resposta intensa e prazerosa que ocorre resultante da estimulação sexual adequada. 

Neste momento, o corpo passa por uma série de contrações involuntárias e rítmicas dos músculos pélvicos, incluindo os músculos ao redor do pênis. Essas contrações são geralmente sentidas como uma sensação de prazer e liberação, acompanhadas da euforia. Em outras palavras, o orgasmo é o clímax da resposta do homem ao prazer. 

Enquanto a ejaculação é a liberação do sêmen que ocorre, geralmente, durante o orgasmo. Mas vale reforçar que existem ejaculações sem atingir o orgasmo, bem como existem orgasmos que não estão interligados à liberação da ejaculação. Dessa forma, podemos destacar que a ejaculação é uma resposta fisiológica.

É importante destacar que a experiência do orgasmo e da ejaculação pode variar de homem para homem, sendo influenciada, também, por fatores individuais, emocionais e até de saúde. 

 

Leia também: A camisinha com efeito retardante funciona mesmo?

 

Principais sintomas da ejaculação precoce

Existem dois principais sintomas quando falamos no momento em que o homem ejacula rápido demais, vamos destacá-los a seguir:

  1. Ejaculação rápida

Esse é o principal sintoma de fato, já que consiste no momento quando o homem ejacula rápido demais, geralmente antes do tempo desejado, ou antes que o casal esteja satisfeito. Este sintoma pode ser caracterizado pelo momento da ejaculação que ocorre entre alguns segundos e poucos minutos da primeira estimulação. 
 

  1. Dificuldade em controlar a ejaculação

É de conhecimento geral que existem técnicas utilizadas para controlar o momento da ejaculação, para prolongar tanto o seu prazer quanto o da sua parceira. Em casos de ejaculação precoce, a sensação é de inevitabilidade intensa da ejaculação, fazendo com que ela ocorra de forma involuntária. 
 

Mas afinal, quando o homem ejacula muito rápido o que pode ser?

O medo de não satisfazer a parceira, a pressão para desempenhar uma boa performance e o estresse relacionado a problemas pessoais ou profissionais são alguns dos principais motivos que costumam levar um homem a ejacular rápido demais. 

Além disso, existem outros fatores como psicológicos, biológicos, condições médicas e até o aprendizado inadequado. Vamos ver um pouco mais a seguir!

 

  1. Ansiedade

Esse transtorno psicológico é uma das causas mais comuns da ejaculação precoce e está diretamente relacionada ao medo de não satisfazer a parceira, além da pressão social e expectativas consideradas irrealistas que podem levar a uma resposta ejaculatória rápida demais.
 

  1. Estresse

Assim como a ansiedade, o estresse crônico e outros problemas emocionais são conhecidos por causarem interferências na resposta ao prazer, afetando a saúde do homem e o prazer que ele e a parceira deveriam estar dividindo. É também uma das causas conhecidas da ejaculação precoce.
 

  1. Traumas 

Experiências traumáticas, como abuso ou outras relações que aconteceram de forma muito precoce podem impactar e contribuir para o desenvolvimento da ejaculação rápida demais.
 

  1. Sensibilidade aumentada

Além dos fatores psicológicos, existem fatores biológicos que podem ser a causa da ejaculação precoce, como uma maior sensibilidade na glande do pênis, ou na área genital o que, geralmente, leva a uma resposta ejaculatória involuntária.

Preparamos um artigo importante sobre a hipersensibilidade peniana e suas causas, clique aqui para saber mais!
 

  1. Aprendizado inadequado

Existem casos em que a ejaculação precoce é apenas a resposta a um aprendizado da adolescência, especialmente em casos de masturbação rápida para evitar ser descoberto na casa dos pais. Neste cenário, seu corpo pode estar condicionado a entregar uma resposta ejaculatória rápida.

Vale reforçar que baixos níveis de serotonina e outros desequilíbrios hormonais também podem afetar o controle sobre a ejaculação. Além deles, condições médicas, doenças neurológicas e efeitos colaterais de alguns medicamentos também podem ter como resposta a ejaculação precoce. 

Sendo assim, é importante destacar que quando o homem ejacula rápido pode ter uma única causa ou o resultado da interação entre vários fatores. Como também existem casos sem uma causa específica identificável, de forma que o recomendado é buscar uma avaliação confiável e segura, como na Clínica Mais Homem.

Assim, você terá acesso a um plano de tratamento adequado e personalizado.
 

Como não ejacular rápido?

Existem algumas estratégias que podem ser utilizadas visando o controle da ejaculação e, especialmente, o prolongamento do prazer. Separamos algumas dicas úteis!
 

  1. Técnica do aperto

Aqui o ideal é, durante o ato, quando você sentir que está perto da ejaculação, pare a penetração e aplique uma pressão suave na base do pênis por cerca de 20 segundos, interrompendo o reflexo ejaculatório. Em seguida, basta retomar a relação íntima que o tempo até a ejaculação será prolongado. 
 

  1. Comece e pare

Semelhante à técnica do aperto, a técnica de começar e parar também consiste na interrupção da estimulação quando você estiver perto demais de ejacular. O ideal é parar completamente por cerca de 1 minuto e então retomar. Assim como a técnica anterior, essa também pode ajudar a prolongar o tempo antes da ejaculação.
 

  1. Controle da respiração 

Aprender a controlar a respiração durante o ato pode ajudar a reduzir a excitação e, de quebra, a reduzir a ansiedade também. Sendo assim, é possível prolongar o tempo antes da ejaculação. O ideal nesta técnica é respirar profunda e lentamente, concentrando-se nas inspirações de forma calma e regular. 
 

  1. Masturbação

Uma técnica muito utilizada, especialmente quando somos jovens, é a masturbação prévia, que consiste em masturbar-se algum tempo antes do ato, ajudando na redução da sensibilidade e ansiedade. Dessa forma, é possível prolongar o prazer e segurar a ejaculação para que ela não aconteça rápido demais. 
 

  1. Mudança de posição

Experimentar diferentes posições podem auxiliar na redução da estimulação e no atraso da ejaculação. O ideal é apostar em posições que você tenha mais controle sobre o ritmo e a profundidade da penetração.

Sem contar que, nesta técnica, é possível combinar com a técnica de começar e parar, visto que o ato precisará ser parcialmente interrompido até o encaixe da nova posição. 

Apesar das nossas dicas, vale lembrar que cada homem é único e nem todas as técnicas podem funcionar perfeitamente para você. Por isso, é importante experimentar diferentes abordagens em busca do que funcione melhor para você.

Porém, se for o caso da persistência da ejaculação precoce a ponto de gerar incômodos ou angústia significativa, o ideal é buscar orientação médica e ajuda de um profissional de saúde masculina para um tratamento adequado. 
 

Se você sofre com ejaculação precoce, a Clínica Mais Homem pode te ajudar

A Clínica Mais Homem nasceu da vontade de ajudar homens no resgate da autoestima através da confiança na performance, impactando positivamente seus relacionamentos amorosos e o prazer da parceira na cama.
 

Afinal, a relação íntima tem papel fundamental quando falamos em bem-estar, especialmente por que é dela, também, que parte a produção de hormônios associados ao prazer e à elevação da autoestima. 

Você sabia que a sensação de prazer pode se prolongar por alguns dias após uma relação satisfatória? Clique aqui para saber mais!